Na noite desta segunda-feira (01), a sessão da Câmara de Vereadores teve como pauta o combate à COVID-19 em Caculé. Além dos 11 vereadores, esteve presente também o Secretário de Saúde, Ricardo Alves, para esclarecer aos parlamentares sobre as medidas propostas para continuar mantendo a cidade sem casos da doença.
Durante a fala sobre as ações necessárias no combate à pandemia, o Secretário foi interrompido por vereadores que questionaram a presença do mesmo na casa legislativa. Em vídeo divulgado por um dos parlamentares, o vereador Jeovane Costa (PSB) afirma que o Secretário “é incompetente para o cargo”. Ao ser contido pelo Presidente da Câmara, Paulo Henrique (DEM), Jeovane se exaltou e o chamou de “moleque, molequinho”. Quem também se exaltou foi Manoel Inácio Teixeira, (PSB), que apontou o Secretário como “puxa saco”.
Em entrevista logo após a sessão, Ricardo disse que se sentiu desrespeitado, já que não pode levantar uma discussão saudável a respeito do tema. “A ofensa atinge também os profissionais da saúde de Caculé, que estão todos os dias dando o seu melhor na prevenção do Coronavírus. Então quando a gente vai em busca de parceria e apoio e encontra xingamentos e gritos, é lamentável”, afirmou.
O Sertão Em Dia buscou a opinião de juristas a respeito da situação, que afirmaram haver ausência de decoro parlamentar durante a sessão, já que houve ofensa pessoal da parte dos mesmos. É comum ocorrer sessões marcadas por discussões, mas estas se tornam incomuns quando vão de encontro ao decoro, de acordo com o regimento da Câmara, dentre outras situações ele é quebrado quando há discursos que ferem a honra dos envolvidos.
Segundo Ricardo, ele espera que o caso seja levado à Comissão de Ética da Câmara Municipal diante do fato, visto que recebeu ofensas por ele consideradas, de “baixo calão”, em um momento que toda a cidade busca se precaver da COVID-19. “ É preciso união de todos para enfrentar esta situação, foi algo inesperado, não houve possibilidade de construir um diálogo com os representantes do povo, por conta de atitudes isoladas de alguém que partiu para o insulto e desrespeito”.
Confira o vídeo:
Caculé: Vereadores da oposição tumultuam sessão ordinária com a presença do Secretário de SaúdeEm entrevista logo após a sessão, Ricardo disse que se sentiu desrespeitado, já que não pode levantar uma discussão saudável a respeito do tema. “A ofensa atinge também os profissionais da saúde de Caculé, que estão todos os dias dando o seu melhor na prevenção do Coronavírus. Então quando a gente vai em busca de parceria e apoio e encontra xingamentos e gritos, é lamentável”, afirmou.
Posted by Sertão Em Dia on Tuesday, June 2, 2020
A nossa equipe segue acompanhando os desdobramentos do caso e se coloca à disposição para ouvir os citados.