Os vereadores oposicionistas Anderson Ribeiro, Luiz Carlos e Paulo Henrique, do União Brasil, desde o dia 7 de março vem, reiteradamente, cobrando do prefeito Pedro Dias, o encaminhamento para a Câmara Municipal de um Projeto de Lei visando a concessão de recomposição dos salários dos servidores públicos municipais. Os vereadores argumentam que os gastos da Prefeitura Municipal com comissionados demonstram claramente que é possível a concessão de reajuste salarial aos servidores efetivos.
Na tribuna da Câmara Municipal, o vereador Paulo Henrique afirmou que os servidores municipais estão há três anos sem reajuste nos salários, que nesse período foram corroídos pela inflação e já não atendem às necessidades básicas dos trabalhadores e suas famílias.
No mesmo pronunciamento, Paulo Henrique destacou, ainda, que até hoje não houve manifestação do prefeito no sentido de autorizar o reajuste salarial de mais de 33%, conforme Portaria assinada pelo presidente da República no início de fevereiro, estabelecendo o novo valor no Piso Nacional dos Professores. “A recomposição salarial é direito assegurado dos trabalhadores, é direito adquirido que está sendo desrespeitado”, disse o vereador.
Os vereadores Anderson Ribeiro, Luiz Carlos e Paulo Henrique chamam a atenção para o fato de que, a falta de reajuste nos salários tem consequências para o cidadão, uma vez que desmotivados, os servidores tendem a perder a concentração e a prestação de serviços acaba prejudicada.