CACULEENSE É DOUTOR DIPLOMADO POR UNIVERSIDADE BELGA E BRASILEIRA


Foto: Sertão Em Dia

NA ÚLTIMA SEMANA (24), NOSSO CONTERRÂNEO THIAGO HENRIQUE CALDEIRA DE OLIVEIRA DEFENDEU SUA TESE DE DOUTORADO DESENVOLVIDA NA KATHOLIC UNIVERSITY OF LEUVEN (BÉLGICA) E NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG). A PARCERIA ENTRE AS DUAS UNIVERSIDADES FOI FUNDAMENTAL PARA O SUCESSO DO TRABALHO.

Obter o título de doutor é hoje um mérito de menos de 2% da população brasileira. Sua importância está na função acadêmica e social do professor universitário das grandes instituições de ensino superior do país, que contribui para a pesquisa e a formação dos futuros profissionais de nível superior. Para chegar até este nível educacional, dedicação e competência são características necessárias especialmente para pessoas de origem humilde e que não tiveram acesso às melhores escolas desde a infância. Thiago é filho de costureira e alfaiate e sempre estudou em escola ou universidade pública. Em 2011, após ter concluído nível
superior pela Universidade Federal da Bahia, iniciou sua carreira acadêmica no mestrado (UFBA), tendo finalizado em 2013. Nesse período, uma nova oportunidade surgiu (dessa vez na UFMG), para iniciar o curso de doutorado. O desenvolvimento de sua tese na UFMG ganhou ainda mais força e investimento quando Thiago foi aceito para ingressar como doutorando na Universidade Católica de Leuven (KU Leuven / Bélgica) e desenvolver parte do seu trabalho lá. Seu orientador belga (Dr. Paul Proost) esteve no Brasil no dia de sua defesa para junto com membros internos e externos de ambas universidades, validarem o diploma do candidato a doutor em Fisiologia e Farmacologia (UFMG) e Imunologia (KU Leuven). “Em minha tese, demonstramos que, ao impedir o acúmulo de células imunes no fígado reduzimos drasticamente o dano hepático”, explica Thiago.Ressalta ainda que tais tratamentos, ainda em fase pré clínica, onde se utiliza animais de laboratório, podem contribuir para o sucesso do transplante de fígado e melhorar a sobrevida de pacientes. Ao final das duas etapas de defesa de tese (apresentação do trabalho e arguição – ambas em língua inglesa), o candidato foi aprovado e recebeu o título de Doutor de ambas universidades. Dr Thiago inicia agora uma nova etapa, como Residente Pós Doutoral na UFMG e continua sua vida científica!

O mérito deve ser compartilhado por todos os caculeenses que tem como exemplo a educação como principal ferramenta de transformação social! Parabéns Thiago por sua força e dedicação inspiradoras!

Por: Caetano Augusto

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.