Cerca de Pedra, uma verdadeira obra de arte construída pelos escravos no século XIX, na fazenda Raiz, zona rural de Urandi, no Sudoeste da Bahia, sofre com a demolição de motoqueiros que estão usando o local para fazer trilhas.
Esse tipo de construção era normal nas fazendas no período colonial, principalmente para limites de propriedade e para criação de animal. A Cerca de Pedra foi construída há mais de 200 anos.
De acordo com um denúncia feita pelo Blog do Latinha na tarde deste domingo (20), motoqueiro estão abrindo trilha para moto no local. A cerca sobreviveu todo esse tempo e continua intacta em um local de difícil acesso.
O ambientalista José Carlos Lelis (Latinha) sugeriu que essa Cerca de Pedra precisa ser retirada a rota de trilhas de moto com urgência, bem como reconstruir o que foi demolido.
“Essa imponente cerca precisa ser tombada pelo patrimônio histórico, cultural e pode tornar uma referência e atrativo turístico. Algum vereador precisa tomar a iniciativa de apresentar um projeto de tombamento para garantir a preservação desse precioso patrimônio e testemunho da escravidão em Urandi”, comentou Latinha.
Ainda de acordo com o Blog, o Poder Público e a Câmara de Vereadores precisam apurar o fato e tomar a iniciativa de fazer o tombamento deste importante patrimônio histórico e cultural da cidade.
Questionado pelo blog, o prefeito Warlei Oliveira, respondeu que já convocou os trilheiros para uma reunião, destacando que eles não poderão utilizar mais esse trecho da trilha.
Informações da Folha do Vale