Com a falta de chuvas e o inverno irregular nos últimos 6 anos, a principal barragem de Caculé entra em situação de alerta. Considerada o principal reservatório de água que abastece a população, a barragem do Comocoxico, à 12 Km da cidade está com sua capacidade abaixo dos anos anteriores, e preocupa os moradores locais, pois as previsões de chuva na região para o mês de outubro, não são favoráveis. A barragem tem uma capacidade de armazenamento de 12 milhões cúbicos de água, sendo que desses, 90 mil ao mês vem sendo captado durante a estiagem. Em contato com os moradores em torno da represa, eles ressaltam que a capacidade da barragem está em 50% de armazenamento. A Barragem do Comocoxico vem dando suporte as cidades vizinhas, como Guajeru, Rio do Antônio, pois os dois municípios encontram-se em estado de emergência. Além disso, o município de Jacaraci também faz o uso da água.
Em outra ocasião o governador do estado, Rui Costa, garantiu a toda população da microrregião de Caculé que o problema da falta de água seria solucionado através de uma adutora, a qual seria captada da barragem do Truvisco. A garantia ficou mais uma vez na promessa. Essa que é uma luta antiga do Deputado Luciano Ribeiro, que cobrada em seu mandato como prefeito, continua sem respaldo da gestão estadual
A Embasa pede a toda população que economize água, evitando lavar calçadas, evitar o consumo excessivo, evitar lavar carros por várias vezes e molhar o necessário as plantas de casa, evitando o desperdício.
Por: Caetano Augusto