Conta de luz vai ficar mais cara em dezembro com retorno da bandeira vermelha


A conta de luz vai ficar mais cara no Brasil inteiro a partir desta terça-feira (1º). A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu reativar o sistema de bandeiras tarifárias e classificou o mês de dezembro para a faixa mais elevada de valores, com a bandeira vermelha patamar 2.

Na prática, a cobrança extra será de R$ 6,24 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

O sistema de bandeiras tarifárias que faz o preço da energia elétrica flutuar conforme as condições da rede estava suspenso desde maio, por causa da pandemia do coronavírus. Desde lá a bandeira verde estava acionada, sem nenhuma adição de taxas aos consumidores. A previsão era manter essa política até o dia 31 de dezembro, mas a Aneel decidiu rever a posição em uma reunião nesta segunda (30).

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.