Covid: Anvisa libera autotestes no Brasil


Os autotestes já são usados em diversos países do mundo, mas precisavam de uma autorização da Anvisa para que pudessem ser comercializados no Brasil.

Apesar de ainda haver pontos indefinidos sobre como e quando os produtos vão chegar e ser usados no país, a decisão da Anvisa e documentos elaborados pelo Ministério da Saúde já indicam como o autoteste vai funcionar por aqui.

A liberação feita pela Anvisa atende a um pedido do Ministério da Saúde. Na semana passada, a agência adiou a decisão sobre o caso alegando que a autorização para a comercialização de autotestes deveria fazer parte de uma política pública liderada pelo governo.

Ainda de acordo com a Anvisa, os documentos enviados até então pelo Ministério da Saúde não deixavam claro de que forma esses produtos fariam parte da estratégia do governo de combate à covid-19.

De acordo com o governo, os autotestes vão permitir a ampliação da oferta de testagem e permitir o isolamento precoce de doentes.

Em países como o Reino Unido, os autotestes são distribuídos gratuitamente. Em outros países como os Estados Unidos e outras nações europeias, é possível comprá-los em farmácias e outros estabelecimentos.

Apesar de ainda haver dúvidas sobre como, quando e por quanto os autotestes chegarão ao Brasil, a decisão da Anvisa e documentos enviados pelo Ministério da Saúde já dão sinais sobre como os autotestes vão funcionar no Brasil.

BCC

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.