Natural de Caculé, Iara Gardênia Rocha se aposentou recentemente, após 32 anos como servidora pública e 28 como delegada. Atuando em Vitória da Conquista nos últimos anos, na última semana foi surpreendida com uma placa de homenagem por parte do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado da Bahia.
Ao receber o prestígio dos colegas, a recém aposentada relembrou a sua trajetória e destacou a importância da integridade ética profissional. “Aprendi muito cedo que honestidade, probidade, caráter e zelo são obrigações de todo servidor público”.
Em uma profissão onde há maior presença masculina, Dra Iara atuou em diferentes casos, mas se destacou à frente da defesa das mulheres, comandando a Deam de Vitória da Conquista por mais de 5 anos.
Na atividade recebeu diversas outras homenagens, incluindo o prêmio Mulher Cidadã Loreta Valadares, em 2019, na Câmara de Vereadores da cidade.
Esse reconhecimento é resultante do engajamento que sempre foi além do trabalho técnico, pois Iara fez da profissão, uma vocação. Ela buscou encorajar as mulheres, oferecendo apoio e se doando no atendimento às vítimas de violência. Uma atitude nobre que, de acordo com a mesma, permanecerá em sua identidade.
Em tempos em que a Segurança Pública da Bahia é exposta nacionalmente em situações que ferem sua imagem, a despedida da delegada com o reconhecimento de sua conduta ilibada, traz esperança aos cidadãos e inspira àqueles e principalmente àquelas que buscam trilhar este mesmo caminho. “ Não deixo bens materiais aos meus filhos. Deixo apenas a honestidade de uma vida inteira”. Concluiu.