Entrevista com Adriana e Ariene, sobre investir no alicerce para a construção ser perfeita.


Foto: Michael Douglas/Sertão Em Dia

Patrocinadores das transmissões ao vivo: Dr. Gabriel (Urologista, atende na clínica Bem Viver), clínica OdontoMax, loja Petúnia store.

Entrevista com Adriana e Ariene, sobre investir no alicerce para a construção ser perfeita.

  • Qual a relação do tema com o Colégio Paulo Freire?

Ariene: “A relação é muito íntima, pois a gente acredita que investir em educação é primordial e a gente investe desde o início da educação infantil pois isso traz resultado satisfatório. É nesse alicerce que vamos plantando na criança a ideia de escola e de formação e sempre queremos colher um resultado positivo.”

  • Quais os investimentos feitos pela escola afim de conseguir uma construção perfeita?

Ariene: “São vários investimentos feitos, desde 2000. Sempre buscamos investimentos na parte pedagógica e a partir do ano de 2014 começamos a investir no espaço físico. A gente acredita que o espaço tem que ser favorável para a aprendizagem.”

  • Além dos investimentos materiais, de que forma a escola zela por esta construção?

Ariene: “São vários fatores. A gente investe também na formação profissional. Os professores tem com o sistema positivo de ensino, uma plataforma diária constante de informações e orientações do dia-a-dia na sala de aula, para a formação pedagógica também do professor (…) Recentemente adquirimos uma biblioteca voltada também para a educação infantil para o ensino fundamental 1, na verdade são mais de 400 títulos que atende a educação infantil e o fundamental. (…)”

  • Falando em construção física e do conhecimento, em que o colégio Paulo freire se baseia para que esse processo de construção seja eficaz?

Adriana: “A gente busca alicerçar o nosso trabalho, o positivo já vem com alicerce com muita segurança já. A gente acredita no sociointeracionismo e a gente busca respeitar as fases de desenvolvimento da criança. (…) A gente tem como principal objetivo no Paulo freire o bem estar da criança, ela precisa se sentir bem onde está, a família precisa estar segura ao deixar a criança na nossa escola. (…)”

  • Falando em construção no contexto escolar, sabemos que o alicerce é a educação infantil. De que forma esse seguimento está estruturado no colégio Paulo Freire, para que essa base seja sólida e capaz de dar condições o aluno de ter uma caminhada de sucesso ao longo da caminhada escolar?

Adriana: “ Nosso trabalho na educação infantil, além do sociointeracionismo, ele se sustenta em três pilares, que é o CUIDAR, o BRINCAR e o EDUCAR. Como a gente pega as crianças ainda na primeira infância, a gente não pode ignorar a importância do brincar, então é importante que as crianças aprendam brincando, e essa brincadeira é de total importância para tornar o processo de aprendizagem prazeroso. (…)”

  • Qual o papel da família ao longo dessa construção?

Ariene: “É de total importância o papel da família. Ela deve ser parceira da escola, presença não só física, mas ter uma relação boa com a escola. Cada aluno tem sua particularidade, a gente precisa saber da família o que cada aluno precisa, para daí a gente direcionar. (…)”

  • O que é feito para um aluno obter sucesso mesmo que não tenha estudado no Paulo Freire desde a educação infantil?

Adriana: “A gente fica feliz em receber um aluno que a gente não trabalhou desde pequeno, e quando a gente recebe esse aluno, num primeiro momento, nosso primeiro objetivo é fazer com que esse aluno se sinta feliz e acolhido no Paulo Freire. Ele tem que estar bem emocionalmente para estar aberto à adquirir conhecimento. A partir daí, depois da adaptação, a gente procura saber da família o histórico do aluno, se tem alguma necessidade, se apresenta alguma dificuldade. A nossa ideia é acolher e que ele possa crescer junto com a turma.”

Confira a entrevista completa:

Clique aqui

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.