O governo dos Estados Unidos deve anunciar nos próximos dias mais uma leva de doação de vacinas contra Covid-19 para o Brasil. O anúncio oficial deve ser feito dentro dos próximos 15 dias.
Segundo representantes dos governos brasileiro e americano que participam das negociações, optou-se pelo formato de doação por ser menos burocrático do que o envio por meio do consórcio internacional Covax Facility, aliança internacional coordenada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para acelerar o desenvolvimento e a produção de vacinas.
Ainda de acordo com o governo americano, o Brasil é um dos países beneficiados pela doação por ainda registrar um dos números mais altos de mortes por Covid-19 no mundo.
O Brasil recebeu no último dia 25 o primeiro lote de vacinas doadas dos EUA, com 2,05 milhões de doses da vacina da Janssen. O imunizante da Janssen foi o primeiro aplicado em dose única a ser incorporado ao programa de imunização do Brasil.
O contrato do Ministério da Saúde com a farmacêutica prevê a entrega de 38 milhões de vacinas ao Brasil até o final de 2021. A vacina já foi autorizada em 44 países e faz parte da lista de 7 imunizantes aprovados para uso pela OMS.