Febre maculosa: jovem morta após passar por fazenda em Campinas estava noiva e era ex-professora em faculdade de odontologia


 

A jovem de 28 anos que morreu com febre maculosa após passar pela Fazenda Santa Margarida, em Campinas (SP), trabalhava como dentista e era ex-professora assistente em uma faculdade de odontologia na metrópole. Evelyn Santos morava em Hortolândia (SP) e, segundo relato de uma tia da vítima , ela estava noiva há oito meses e tinha como hobbies a prática de crossfit e viagens.

Outras duas pessoas, além de Evelyn, morreram com febre maculosa dias depois de terem visitado o espaço em Joaquim Egídio para participar da “Feijoada do Rosa”, em 27 de maio: a dentista Mariana Giordano, de 36 anos, e o namorado dela, o empresário piloto de Fórmula C300 Douglas Costa, de 42 anos. O evento é tradicional, chegou à 22ª edição, e o mais recente reuniu participações de DJs.

Febre maculosa: entenda o que é e quais os sintomas da doença

 

Doença transmitida pelo carrapato-estrela ou micuim, infectado pela bactéria Rickettsia rickettsii. O carrapato-estrela não é o carrapato comum, que encontramos geralmente em cachorros – a espécie Amblyomma cajennense, transmissora da doença, pode ser encontrada em animais de grande porte (bois, cavalos, etc.), cães, aves domésticas, gambás, coelhos e especialmente, na capivara.

Transmissão:

Para haver transmissão da doença, o carrapato infectado precisa ficar pelo menos quatro horas fixado na pele das pessoas. Os carrapatos mais jovens e de menor tamanho são os mais perigosos, porque são mais difíceis de serem vistos. Não existe transmissão da doença de uma pessoa para outra.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.