Governo aprova reajuste abaixo da inflação Índice de 4% revolta servidores e gera protesto da oposição ao PT


Sob a revolta de servidores públicos e protesto dos deputados  de oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), o governo aprovou na noite de ontem o projeto de lei que determina o reajuste linear de 4% aos funcionários públicos do estado da Bahia. A sessão foi marcada por manifestações de entidades sindicais que ocuparam a galeria da Casa desde a manhã, e pela obstrução de quase 7 horas dos oposicionistas, que queriam, dessa forma, evitar a votação e ganhar mais tempo para analisar a proposta e negociar melhorias no projeto, incluindo o índice de reajuste.

O valor do reajuste é criticado por sindicalistas, especialmente porque o governo prevê um aumento de 4% na contribuição dos servidores ao Planserv – convênio de saúde dos funcionários públicos.

Em protesto, pouco antes das 21 horas, o líder de oposição, Alan Sanches (União), convocou a bancada para se retirar do plenário e não participar da votação do PL 24.872/2023, o que foi feito. O parlamentar apresentou emenda ao projeto para que o percentual de reajuste subisse para 9%, que não foi acatada. O índice sugerido visava nivelar o aumento dos servidores estaduais  ao concedido aos funcionários civis federais.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.