O Tesouro Nacional anunciou, nesta quinta-feira, a suspensão de novas contratações de financiamentos com subvenção federal nas linhas do Plano Safra 2024/2025. A medida entra em vigor a partir desta sexta-feira.
Os financiamentos foram suspensos por conta do atraso na aprovação do Orçamento de 2025, o que impede a execução de algumas políticas públicas. O projeto deveria ter sido aprovado em dezembro, mas a previsão é que só seja analisado em março.
A decisão foi comunicada por meio de um ofício enviado a 25 instituições financeiras que operam com recursos equalizados e reflete o aumento expressivo dos gastos do governo devido à alta da Taxa Selic, atualmente em 13,25%.
No documento, o Tesouro Nacional explicou que a revisão dos parâmetros econômicos e das projeções de gastos para 2025 tornou necessária uma reavaliação da política de equalização de juros do crédito rural.
A interrupção do financiamento subsidiado pode gerar impactos no setor agrícola, já que a medida pode dificultar o acesso dos produtores rurais ao crédito e elevar custos de produtores.