Ibiassucê recebeu Unidade Móvel de Rastreio de Câncer de Mama e Colo de Útero


A Secretaria de Saúde, através da Prefeitura de Ibiassucê, recebeu em janeiro a Unidade Móvel de Rastreio de Câncer de Mama e Colo de Útero do Hospital de Amor, que é vinculado ao Hospital de Câncer de Barretos. A carreta ficou na Unidade Básica de Saúde Pedrinhas e atendeu mulheres do nosso município com a realização de mais 140 exames de mamografia e, inúmeros exames de Papanicolau, de forma rápida e gratuita.

Os exames oferecidos pela unidade móvel têm como objetivo a prevenção de doenças como câncer de mama. Para a secretária de Saúde Rosania Almeida, “este é um dos procedimentos mais importantes para a saúde feminina, e as mulheres do nosso município puderam se beneficiar de forma gratuita dos exames oferecidos. Este é um trabalho em parceria com a policlínica de Guanambi, sendo que o município entrou com toda a estrutura para receber a unidade móvel.” Disse a secretaria. A mamografia geralmente é realizada pela primeira vez quando a mulher completa 35 anos de idade, a partir dos 40, ela passa a ser realizada anualmente.

O câncer de mama, quando previamente diagnosticado tem chances de 95% de cura. Quanto antes ele for identificado, antes poderá ser curado. “Independente da Unidade Movel, a mulher não deve descuidar da saúde. Além de fazer o autoexame, também deve fazer acompanhamento com visitas periódicas ao ginecologista.” Disse Rosania. Para o prefeito Adauto Prates, é uma grande satisfação em poder trazer ao município de Ibiassucê a unidade móvel de rastreio de câncer de mama e colo de útero, “nosso governo tem o comprometimento com o povo, buscaremos e faremos o máximo para trazer saúde qualidade para cada cidadão de Ibiassucê.” Enfatizou o prefeito. De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele, mão, Melanoma. O câncer de mama responde, atualmente, por cerca de 28% dos casos novos de câncer em mulheres.

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.