Indicada para uma vaga no Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, Aline Peixoto, esposa do ministro da Casa Civil, Rui Costa, foi sabatinada por deputados na Comissão de Constituição e Justiça, na Assembleia Legislativa da Bahia, nesta segunda-feira (6). Entre 2015 e 2022, Aline foi primeira-dama do estado.
Após a sabatina, a candidatura foi aprovada pela comissão e agora segue para o plenário. Ainda nesta segunda-feira (6), o outro candidato à vaga do TCM, o ex-deputado Tom Araújo será sabatinado na mesma comissão.
Durante cerca de uma hora e meia, Aline respondeu a questões apresentados pelos parlamentares e chegou a chorar ao ler sua apresentação. Ela afirmou que estaria sendo desqualificada desde o anúncio de sua candidatura por ser casada com Rui Costa, que foi governador da Bahia entre 2015 e 2022.
A sabatina ocorreu na Comissão de Constituição e Justiça da Alba, presidida pela deputada Maria Del Carmem (PT). Por conta de um acordo entre líderes, a candidata foi sabatinada por 10 deputados, cinco da base de apoio do governo Jerônimo Rodrigues (PT) e outros cinco da oposição.
Antes do início da sabatina, o líder da oposição, o deputado Alan Sanchez (União Brasil) disse que o encontro seria em questões técnicas e não teria abertura para questões pessoais. Seguindo este entendimento, ela respondeu sobre de que forma agiria em situações hipotéticas a serem analisadas pelo TCM.