Liciniense, ex-aluna da Escola Agrícola de Caculé, pontua 920 na redação do Enem 2020


Iara Santos, de 18 anos, é ex aluna da Escola Família Agrícola (EFA) da cidade de Caculé e alcançou 920 pontos na redação do Enem 2020. Uma nota almejada por muitos. A Liciniense que concluiu o ensino médio em 2018 e depois disso passou um ano estudando em casa, é um exemplo de dedicação e esforço. Iara conversou com a equipe do Sertão em dia e falou sobre a importância da sua formação e da preferência de estudar sozinha pois aprendia mais.

Segundo a liciniense, seu sonho sempre foi cursar medicina. Assim que concluiu o Ensino Médio, ela ficou confusa, sem saber se ia trabalhar ou continuar estudando. “Quando saí do Ensino Médio, vi que precisava de mais conhecimentos para fazer uma prova e concorrer à uma vaga no curso que desejava. Então, decidi estudar em casa, pois não tinha condições financeiras para pagar um cursinho presencial”, contou a estudante que começou sua rotina de estudos em casa, através da internet. Além disso, Iara montou um cronograma para conseguir organizar seu tempo e pagou uma plataforma digital para corrigir suas redações.

Resultado de imagem para estudar em casa
Fonte: Reprodução

 

A jovem contou sobre a importância do incentivo dos professores e colegas. Ela foi aprovada em enfermagem na UFBA, mas ainda vai fazer vestibular da UESB e tentar medicina pelo ProUni e Sisu 2020.2. Seu objetivo é conseguir passar em medicina esse ano, mas se for preciso continuará estudando para ir em busca do seu sonho.

As dicas que Iara dá para quem quer estudar em casa, são:

Acreditar que é possível, ter em mente que fazer um pouco todo dia é estar cada vez mais perto do objetivo e estudar em casa é seguir o próprio ritmo e aprender a recomeçar quantas vezes forem necessárias.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.