Um menino de 11 anos, morador de Aquidauana, em Mato Grosso do Sul, deu um exemplo de solidariedade e compaixão pelo próximo. Ele decidiu ficar um ano sem cortar o cabelo para depois doá-lo para a fabricação de perucas para as crianças com câncer.
Nesta última quinta-feira (4), o estudante Pietro Augusto Alves Falcão, cumpriu seu propósito solidário. Foi ao salão e cortou os 20 centímetros de cabelo que acumulou ao longo desses 12 meses. Ele diz que precisou de muita determinação para manter seu objetivo e que chegou a enfrentar criticas da própria família, além de sofrer bullying de outras crianças.
“Eu comecei a assistir vários vídeos de crianças com câncer e vi o tanto que elas sofrem. Muitas delas acabam morrendo mas as que sobrevivem, podem sofrer muito ao voltar para escola. As críticas que sofri e que me deixaram triste por algum momento, nem se compara com a dor que essas crianças sentem durante o tratamento”, explicou ao G1.
A mãe do garoto, a professora Suene de Melo Alves, de 35 anos, orgulhosa, conta que achou nobre a atitude do filho, mas ressalta que ficou com medo de Pietro sofrer com as críticas e bullying.
“Ele sempre gostou dessas coisas de solidariedade. Quando fiquei sabendo do propósito final que seria para ajudar as crianças com câncer, eu achei uma atitude muito bonita. Teve algum momento que ele ficava triste por outros os chamarem de menina, mas ele permaneceu firme”, relembra.
Suene ainda conta que no início achou que o filho estava brincando e confessa que até chegou a mandá-lo a cortar o cabelo. Ao receber a negativa e ver a convicção do filho em ir até o final com a decisão, ela o apoiou e 1 ano depois viu que a atitude solidária do menino vai ajudar na autoestima de alguma criança que enfrenta o câncer.