O atual secretário de Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, foi oficializado como o pré-candidato ao governo da Bahia, pelo Partido dos Trabalhadores (PT), nas eleições deste ano. A decisão pelo nome que comandará a chapa, que até então era um impasse, foi divulgada na sexta-feira (11), nas redes sociais do partido e confirmada pelo próprio Jerônimo em um vídeo.
O pré-candidato terá grandes dificuldades de expor seu desempenho no comando da Secretaria de Educação da Bahia, pois na avaliação de 2021 a Bahia ficou em último lugar num ranking brasileiro de educação pública à distância durante a pandemia elaborado pela Fundação Getúlio Vargas.
Os dados negativos vão além do previsto, mesmo com tanta avanço na informática, a Bahia conseguiu o feito de ficar em primeiro lugar no Analfabetismo. O Instituto de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que o estado tem o maior número de analfabetos do país. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), mais de 1,5 milhão de pessoas de 15 anos ou mais não sabiam ler nem escrever um bilhete simples, o que corresponde a 13% da população do estado.