A Nestlé confirmou a informação de que estuda fechar sua unidade em Itabuna.
A informação foi postada na rede social pelo Governo da Bahia, após um seguidor cobrar explicações sobre uma suposta saída da empresa da cidade. Os planos de encerrar as atividades deixaria 300 desempregados.
A possível desativação da fábrica já foi pauta de debate na Câmara de Itabuna em 2015, com presença de membros do legislativo, representantes da Prefeitura, pecuaristas e sindicalistas. Na época a Nestlé emitiu nota negando as intenções de encerramento das atividades.
Como justificativa para seu novo posicionamento, a empresa diz que está fazendo novos investimentos na ampliação de sua unidade em Feira de Santana, responsável pelo abastecimento da região Nordeste.
O Governo se comprometeu em fazer uma reunião com a direção da empresa, para tratar da situação de Itabuna, mas afirma que a fábrica não deixará o Estado.
SINDICATO PROMETE MOVIMENTO
Ativa há mais de 35 anos, a unidade em Itabuna produz a linha Nescau, Nesquik e Farinha láctea de 200ml.
Na tentativa de evitar o fechamento, o SindAlimentação, movimento sindical que representa os trabalhadores, promete fazer mobilizações no sentido de chamar a atenção do Governo. “Estamos chamando a atenção dos vereadores, prefeito e governo do estado. Tudo indica que vai ser fechada, vamos organizar e fazer movimento de trabalhadores na Câmara. Itabuna não pode perder essa fábrica.” disse um dos diretores.