Chega neste domingo (2) ao Brasil uma nova remesa com 3,8 milhões de doses da vacina desenvolvida pela parceria Oxford/AstraZeneca. Conforme foi publicado pela Agência Brasil, os imunizantes foram obtidos através do Covax Facility, consórcio que conta com governos e fabricantes e é coordenado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
As doses chegam em uma aeronave que pousará no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. O voo está previsto para às 16h e será recebido pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e a representante da OMS no Brasil, Socorro Gross.
Neste sábado (1) um novo voo já havia entregado 220 mil doses do imunizante da Oxford/AstraZeneca. O Brasil tem direito a mais de 10 milhões de doses pela Covax Facility.
De acordo com a publicação, considerando essa nova carga, o Ministério contabiliza que foram disponibilizados, por meio de fabricação no país ou importação, 17,1 milhões de doses em um intervalo de seis dias, contando a partir do dia 28 de abril. Nesse dia, o ministério recebeu 5,2 milhões.
No dia 29, chegou ao Brasil 1 milhão de doses da Pfizer. No dia 30, foram entregues 6,5 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), além de 420 mil da vacina CoronaVac, parceria entre o Instituto Butantan e a farmacêutica chinesa Sinovac.