A prefeitura de Caculé, através da Secretaria de Obras e Saneamento – SMOS na semana passada quebrou o sangradouro que barra a passagem da água da Lagoa Manoel Caculé. Após uma denúncia o site Sertão em Dia foi verificar o ocorrido e foi constatado o fato.
O nível da lagoa têm abaixado drasticamente, este motivo tem preocupado os moradores em torno do local. No local consta uma obra que está em etapa de aterro, sendo um dos principais motivos que fez a prefeitura da cidade agir de tal forma.
“Estamos atravessando um período de seca com forte onda de calor, minha preocupação é essa vazão continuar e a lagoa ficar praticamente sem água” relatou um morador residente próximo ao maior ponto de lazer da cidade.
A Lagoa Manoel Caculé abriga diversos tipos de habitats que servem para inúmeros animais e plantas, como jacarés, garças, capivaras e peixes de diversas espécies, podendo assim afetar o ecossistema.
Em contato com Secretaria de Obras e Saneamento – SMOS, foi esclarecido, “A desobstrução do “extra” do sangradouro, ocorreu após uma solicitação da equipe de engenharia que está envolvida na execução da obra da nova praça de eventos que fica localizada às margens da lagoa. Na verdade, o sangradouro hoje encontra-se em sua altura original. Toda ação está prevista dentro do projeto de execução, e isso vai ajudar a equipe que está trabalhando a conseguir realizar os serviços de contenção necessários na obra. Logo após a finalização desses serviços, a barreira será reconstruída no sangradouro e a água retornará ao nível anterior. A equipe técnica da SEMEIA analisou o espaço e está fazendo o acompanhamento necessário,” encerrou o corpo técnico da empresa e da secretária de obras.