No dia 17 deste mês, a professora e doutora caculeense, Maria Angélica, recebeu uma premiação como destaque literário de 2019. Devido à pandemia, só agora a homenagem foi promovida pela Associação Internacional dos Artistas e Escritores, a Literarte, em Salvador.
O prêmio reconhece a professora e escritora pela publicação de uma poesia sobre o Nordeste, feita ainda em 2018, como parte da coletânea Celebra o Nordeste Brasileiro. O livro faz parte de uma iniciativa da Associação, que tem sede no Rio de Janeiro, a fim de valorizar a cultura nordestina.
Docente de Literatura na UNEB, campus de Brumado, mestre pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ela já teve publicações de grande importância, inclusive em editora portuguesa. No entanto, ser premiada por escrever sobre a sua região, se torna mais especial. “Recebi um diploma e uma medalha, fiquei muito honrada, foi uma cerimônia muito bonita, agradeço à Literarte, na pessoa da presidente Izabelle Valladares. E escrever sobre a minha terra é uma forma de resistência, de atravessar oceanos e fronteiras com a nossa poesia, nossa prosa poética.” Afirma.
Segundo Maria Angélica, escrever e ser premiada nesta e em outras ocasiões, só é possível graças à Universidade. “A Uneb sempre me incentivou, fomentou minha formação, agradeço muito à Uneb Campus XX, de Brumado. Desde o mestrado, doutorado, as formações que eu faço, a universidade está comigo, me possibilitando participar disso.” Finaliza.