Os professores da rede estadual de ensino da cidade de Caculé, paralisaram as atividades nesta segunda-feira (12) e terça-feira (13). A reivindicação ocorreu após três dias da vinda do governador Rui Costa na cidade, juntamente com ex-secretário da educação Jerônimo Rodrigues.
Os professores do Colégio Estadual Norberto Fernandes, estão solicitando o pagamento dos precatórios entre os anos 1997 a 2006. Pela Lei nº 9.424/1996, vigente à época, 60% dos valores do Fundef deveriam ser aplicados obrigatoriamente na remuneração dos profissionais do magistério em exercício, o que não aconteceu.
De acordo assessoria jurídica da ACEB, Associação Classista de Educação e Esporte da Bahia, o STF reconhece um valor próximo a R$ 9 bilhões de repasse para o estado da Bahia, R$ 10 bilhões corrigidos, e 40% deles estão na conta judicial desde o último dia 14 de julho, mas o governo do estado pediu que fosse repassado aos cofres públicos.
Em nota, os docentes publicaram nas redes sociais ” Atenção comunidade escolar, nós professores do Colégio Estadual Norberto Fernandes, em apoio a nossa categoria pelo pagamento dos precatórios do Fundef no estado da Bahia, com devidos juros do período de 1996 a 2006, estaremos em ato de paralização nos dias 12/09 e 13/09. A mobilização se faz urgente e necessária. Contamos com a compreensão e apoio de todos.”