Incansavelmente o site Sertão em Dia divulgou sobre a adutora que a (Empresa Baiana de Águas e Saneamento) EMBASA levou até a represa do Comocoxico para retirar água. Sendo que outras possibilidades seriam viáveis para os municípios que encontram-se em escassez na micro região, sendo Rio do Antônio, Guajeru e Distrito de Ibitira.
De acordo com especialistas foi um erro retirar água da barragem que fornecia exclusivamente à cidade de Caculé, pois a mesma não suportaria longos períodos de secas, abastecendo uma população de quase 60 mil habitantes. A adutora do algodão que está localizada na cidade de Guanambi e estendida a Caetité, esta sim seria um benefício a longo prazo para toda micro região. O governo do estado juntamente com a EMBASA pensando em reduzir custos fizeram esta pequena tubulação que a primeiro momento seria para captar água do Truvisco, feito este que não aconteceu.
Como está previsto , o mês de dezembro não teve chuva e janeiro não terá chuvas torrenciais, fato que levará o agravo da situação.