Primeira operadora a ativar a rede 4G na faixa de 700 MHz no Brasil e líder em cobertura de quarta geração no país, a TIM avança novamente e passa a utilizar a frequência em Salvador e em mais 12 cidades baianas: Juazeiro, Campo Formoso, Candeias, Condeúba, Contendas do Sincorá, Dias D’Ávila, Filadélfia, Itaparica, Licínio de Almeida, Madre de Deus, Nordestina e Urandi. A expectativa é contemplar mais 120 cidades até o final do ano no estado. Dessa forma, a empresa é também a primeira a liberar o 4G em 700 MHz em todas as capitais do Nordeste em que houve o desligamento do sinal analógico ou a liberação em razão do projeto de mitigação junto à Anatel.
“A exploração da faixa de 700 MHz é estratégica para o contínuo incremento da performance da rede de quarta geração e para o processo de digitalização do país. Com a ativação do 4G na frequência de 700 MHz, o refarming da faixa de 1.800 MHz e a introdução de novas tecnologias, como o VoLTE e ViLTE, vamos reafirmar cada vez mais nossa liderança e expandir o alcance e a qualidade da banda larga móvel no Brasil”, afirma Ageu Diniz, Gerente de Engenharia de Redes da TIM Nordeste.
A TIM adquiriu o direito de operar na frequência de 700 MHz após vencer um dos lotes do leilão de faixas promovido pela Anatel em setembro de 2014. O investimento da empresa foi de R$ 2,85 bilhões nessa aquisição.