TRISTEZA: Debaixo de sol forte crianças enfrentam insegurança em trajeto de carroça para chegar até escola na Bahia


Em uma comunidade da zona rural de Remanso, no norte da Bahia, crianças percorrem cerca de 4 km de carroça ou a pé, debaixo de sol forte, para estudar.

A Escola Municipal São Lucas, no povoado de São Bento, é o destino desses alunos que viajam por mais de uma hora. A estudante Maria Eduarda relata a dificuldade que é chegar na instituição.“Estou muito ansiosa para ir para a escola, mas é muito difícil”, disse.

Ela vive com outras nove pessoas em uma casa no povoado, que é o ponto de encontro das outras crianças que vão para a escola.
De lá, sai o transporte escolar delas, uma carroça puxada por um burro. São 4 km de estrada de chão enfrentando a poeira, o sol forte do sertão baiano e a falta de segurança.
A dona de casa Maísa Lopes é quem leva as crianças na carroça. A viagem dura cerca de 1h10.  “Todo dia eu levo eles e é bem difícil transportar nesse animal porque o sol é muito quente”, disse a dona de casa.

Segundo a professora Maria Lúcia Gomes, os atrasos dos alunos são constantes.“Eles sempre chegaram atrasados. É muito longe e bem difícil para eles. Eles vêm de animais e às vezes não conseguem encontrar animais e vêm a pé. Tem uns que já chegam tão cansados”, disse a professora.

Em nota, o Ministério Público informou que notificou a prefeitura de Remanso sobre o caso. O MP disse ainda que vai fazer diligências e que, se forem constatadas irregularidades e elas não forem resolvidas, vai entrar com uma ação judicial contra a administração municipal.

Em nota, após polêmica sobre a situação ter viralizado nas redes sociais, a secretaria de Educação da cidade informou que está apurando a situação das crianças de São Bento.
Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.