Violonista caculeense fica em primeiro lugar no 9º Concurso Nacional de Violão Fred Schneiter, realizado no Rio de Janeiro


O violonista caculeense Afonso Celso (Júnior), 29 anos, estudante do mestrado profissional e graduado pela Escola de Música da UFBA (Emus), ficou em primeiro lugar no 9º Concurso Nacional de Violão Fred Schneiter, realizado em outubro no Espaço Guiomar Novaes, anexo da Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro.

A competição, uma das mais importantes do Brasil e que tem revelado novos talentos do instrumento, aconteceu em paralelo à tradicional Mostra de Violão de mesmo nome, que, em sua décima sexta edição, foi realizada pela primeira vez em Salvador, com apresentações no Museu de Arte da Bahia, no último dia 19/10. Mostra e concurso prestam homenagem ao violonista e compositor baiano de grande destaque, Fred Schneiter, falecido em 2001. Nesta edição, também foi homenageado o compositor carioca Ricardo Tacuchian, que completa 80 anos neste mês.

Afonso Celso obteve ainda o prêmio de melhor intérprete da obra de confronto Dona Mab (do Álbum de Família), de Schneiter, música dedicada à mãe do compositor, que foi escolhida para os candidatos executarem na fase final da competição. Para a semifinal, a música “Parafrase IV”, de Ricardo Tacuchian, foi a escolhida. Além destas, os candidatos deviam incluir em suas apresentações obras de livre escolha. No repertório selecionado por ele, fizeram parte “Estudo n. 11 (Villa-Lobos), “Sonata” (Leo Brouwer), “Introduction et Caprice” (Giulio Regondi) e “Sonata Meridional” (Manuel Ponce), entre outras. Com informações Assessória da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Veja:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.